logomarca Clube&Casa

#Club&Casa Home – Startup ganha projeto com muita identidade graças ao layout contemporâneo que explora paleta da logomarca

Cores fabulosas tomam conta do projeto que transformou antigo espaço corporativo em memorável sede de startup.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Arq.verso e Regi Knopf (retrato)/Divulgação

Elemento fundamental nos escritórios, o projeto luminotécnico mereceu bastante atenção por estar diretamente relacionado à produtividade. A iluminação funcional ganhou pendentes com perfis lineares duplos sobre as estações de trabalho, além daqueles de sobrepor no forro mineral das áreas de circulação (temperatura de 3000k), assim como placas.

A reforma de um antigo espaço corporativo, para abrigar uma startup, apostou no poder das cores para estimular a criatividade e a produtividade dos funcionários. Elas ajudaram a compor os ambientes, levando identidade visual, perspectiva e apelo sensorial ao conjunto. “A paleta, em tons fortes e marcantes, expressa a essência da marca com muita personalidade”,ressalta a arquiteta Janaina Bazzo, responsável pela intervenção na área de 140 m², em São José dos Pinhais (PR), localizada dentro de uma indústria voltada para o chamado “universo das duas rodas”. Janaina também inseriu elementos pontuais de vegetação preservada, para contemplar o design biofílico. “Ele desempenha papel importante, ao restabelecer a conexão do homem com o ambiente natural”, assinala a profissional.

O antigo escritório que ocupava o lugar apresentava um layout desatualizado, com ilhas de trabalho e divisórias de padrão que não cabiam no projeto atual para a startup. O cliente também demandava mais estações de trabalho para os colaboradores, salas confortáveis e eficientes, com delineamento arrojado para facilitar a rotina da empresa. Dessa forma, a nova proposta para o espaço caprichou na implantação de lugares para os novos funcionários, com a adoção de mesas lineares, ambientes acolhedores para reuniões e atenção à circulação.

Ainda no quesito luminotécnico, os itens mais cênicos abrangem arandelas e perfis nos painéis da marcenaria. Tudo com o uso de LEDs.
Todos os espaços tem boa circulação, um dos itens fundamentais do projeto.
Com estilo jovem e inovador, o layout permitiu a implantação de 22 estações de trabalho graças ao
ajuste do tamanho e da disposição das bancadas. O pé-direito tem 2,60 m.
A empresa ganhou um novo espaço, que contempla uma sala de reuniões maior, estar e setor de RH. O desafio foi conectar estes ambientes, “pois são ‘cortados’ por um hall de integração da indústria onde está inserida a startup, ao qual não podíamos impedir o acesso”, explica a arquiteta.
Cores vibrantes dão vida aos lockers (à esquerda), desenhados por Janaina, também com a função de ressaltar a identidade da empresa.
A presença das plantas permanentes (Campestre Flores & Décor, assim como os objetos decorativos) permeia todo o projeto. “A ideia é influenciar de forma positiva a mente humana, para reduzir os níveis de estresse e ansiedade, e melhorar o humor e a concentração”.
Janaina Bazzo Arquitetura

Continue vendo outras matérias